Portugal celebra Dia Mundial da Dança

O Dia Mundial da Dança celebra-se a 29 de abril 

Male dancer photographed jumping in the studioO Dia Mundial da Dança vai ser celebrado em todo o país com várias com atividades, entre espetáculos, aulas e oficinas, para profissionais da área e para o público em geral. O objetivo é de festejar uma arte cuja universalidade é destacada por instituições internacionais como o Comité Internacional da Dança (CID).

O Dia Mundial da Dança foi instituído pelo CID da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982. É celebrado na data de nascimento do bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica “Lettres sur la Danse”, Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai celebrar a data com uma programação de espetáculos e atividades em quatro cidades, em simultâneo: Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro.

Em Lisboa, no Teatro Camões, a CNB apresentará um programa inédito que pretende dar a conhecer ao público os bastidores da companhia, com visitas guiadas a partir das 15h00, e a possibilidade de assistir a uma aula dos bailarinos, às 19h00.

De acordo com a CNB, depois da aula dos bailarinos, a ter lugar no palco do teatro, serão realizados ensaios comentados de duas novas criações: “Annette, Adele e Lee”, e “Madrugada”, dos coreógrafos Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes, respetivamente.

As celebrações da CNB estendem-se, no mesmo dia, a Aveiro, onde a companhia apresentará o espetáculo “A Perna Esquerda de Tchaikovski”, de autoria de Tiago Rodrigues, e que conta com a interpretação da bailarina Barbora Hruskova e do pianista Mário Laginha, também autor da música original deste espetáculo.

No âmbito de um trabalho que tem vindo a desenvolver junto das escolas de dança em Portugal, a CNB irá também promover uma masterclasses de técnica de dança clássica em Aveiro, Leiria e Faro.

No Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o coreógrafo norte-americano Merce Cunningham (1919-2009) vai ser alvo de um espetáculo de homenagem, nos 100 anos do seu nascimento.

De acordo com a programação do Centro Cultural Vila Flor, a data será assinalada com o espetáculo “Not a moment too soon”, solo interpretado por Trevor Carlson, o último diretor da companhia de Cunningham.

Considerado um dos criadores que mudaram os rumos da dança moderna, Merce Cunningham criou mais de 200 coreografias e entre os seus colaboradores figuraram John Cage, Jasper Johns, Andy Warhol e Robert Rauschenberg.

No mês em que se celebram os 100 anos do seu nascimento, o Centro Cultural Vila Flor está a realizar desde segunda-feira – culminando com o espectáculo de dia 29 de abril – uma programação especial que inclui formação para escolas de dança, um ensaio aberto do espectáculo, uma conversa com Trevor Carlson, e a projeção de filmes feitos pelo coreógrafo nos últimos anos de vida.

Também a Companhia de Dança de Almada está a apresentar um programa de espetáculos e atividades a decorrer desde sexta-feira, que se prolongam até 3 de maio para assinalar o Dia Mundial da Dança.

Hoje, a Companhia de Dança de Almada estreia um programa composto por duas novas criações: “Qu’ils mangent de la brioche: #publicperception”, coreografado por Luís Malaquias com base na história de Maria Antonieta, rainha francesa guilhotinada durante a Revolução Francesa, numa decisão do tribunal revolucionário que marcou a história do país.

Vai ser também apresentada uma criação resultante de uma residência artística da coreógrafa sueca Julia Ehrstrand, com título ainda por anunciar.

No próprio Dia Mundial de Dança, a 29 de abril, segunda-feira, no Cine Teatro Sede da Academia Almadense, realiza-se uma sessão comemorativa para reflexão sobre o impacto das atividades da Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) ao longo de quase 30 anos de trabalho na cidade, com a presença da fundadora e diretora, Maria Franco.

Nesta sessão serão apresentados alguns vídeos sobre o trabalho da companhia e extratos coreográficos ao vivo.

A terminar o programa, a 3 e 4 de maio, a Ca.DA apresenta “Óptima”, um espectáculo resultante do projeto coreográfico, criação da professora e coreógrafa Maria José Bernardino.

Em Torres Novas, o Dia Mundial da Dança será assinalado no domingo e na segunda-feira: no dia 28, com uma demonstração da escola o Corpo da Dança, às 15h00, na Praça 5 de Outubro, e às 16h00, na Praça do Peixe, uma demonstração de dança e expressão corporal a cargo da Fácil Contacto.

Na segunda-feira, 29 de abril, a autarquia desafiou duas instituições do concelho – a Escola de Dança Rita Assis e O Corpo da Dança de Marta Tomé – para, através de dois percursos diferentes pelas ruas da cidade, realizarem apontamentos artísticos, entre as 17h00 e as 19h00.

 

img_3886

 

Histórias de Encantar… ou não vai assinalar este Dia Mundial da Dança com a publicação de uma entrevista ao bailarino Fábio Krayze

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s